sábado, 12 de maio de 2018

Ata reunião 10/05/2018



REUNIÃO INFORMAL DE ASSOCIADOS 4/2018

Com fulcro no art. 11, parágrafo 2º, parte final c/c art. 18, do Estatuto em vigor, na data de 10 de maio do ano de 2018, realizou-se reunião informal de associados nº 4/2018 para tratar de assuntos do interesse do NXN.

A reunião teve início às 19:30h com breve homenagem às realizações já efetivadas conforme Atas anteriores.

Em continuidade, deliberou-se sobre aspectos burocráticos afetos à pessoa jurídica do NXN e os respectivos benefícios na execução das medidas propostas.

Com todos concordes, convencionou-se, em primeiro momento, orçar honorários de Contador para auxiliar profissionalmente no trabalho, verificando sua disponibilidade para tanto. De posse dos orçamentos, a Diretoria deliberará a respeito.

Lembrou-se a data de realização da AGO prevista para 1ª quinzena do mês de junho de 2018, cuja Ata formalizará a nova Diretoria e que deverá ser registrada para permitir os ajustes burocráticos propostos. Assim, ressaltou-se a conveniência de resolver tais questões previamente a realização da Assembleia Ordinária.

Diante do zeloso e fundamental apoio ao NXN, os associados Sidney e Vitor foram convidados a compor a nova Diretoria, nos termos do art. 26, do Estatuto, para homologação na Ata da referida AGO, se concordes.

Dando seguimento a reunião, destacou-se a MISSÃO do NXN prevista no Estatuto (art. 1º): “prática e difusão do xadrez”. O objetivo foi a incontinente deliberação sobre as atividades que possam efetivar o compromisso consignado no último parágrafo da Ata de Reunião 2/2018, ipsis litteris:

 (Ata 2/2018) Por fim, sugeriu-se a criação de agendas de palestras, eventos de análise de partidas, lance do mestre, torneios temáticos, entre outras atividades, a critério da diretoria técnica, que promovam o aprimoramento do xadrez entre os associados e a força do Núcleo.

Como primeira medida, propôs-se a realização de simultânea e palestra com um Grande Mestre de Xadrez. Discutiram-se valores, possibilidade de patrocínio, calendário não conflitante com os torneios internos e locais, entre outros elementos que possibilitem a realização da proposta.

Considerando os fatores discutidos, todos concordaram que a diretoria competente continue os estudos de viabilidade e estruturação da proposta. A divulgação ao público será feita em momento oportuno, após decisão da Diretoria acerca da possibilidade de realização do evento.

Uma segunda possibilidade debatida fora a oferta de aulas de xadrez em grupo, inicialmente para os iniciantes, em geral, classes C ou “sem rating”, e, futuramente, para os níveis avançados, de modo a desenvolver a expertise enxadrística entre os associados e fortalecimento do NXN como um clube de ponta.

A fim de instaurar um estudo de viabilidade, propôs-se, inicialmente, a elaboração de calendário de aulas gratuitas em grupo para os associados iniciantes devidamente quites, ministradas por associados voluntários que desejem compartilhar conhecimentos e ideias acerca do xadrez. 

A resolução sobre a possibilidade do evento será divulgada em momento oportuno após a devida estruturação. 

Havendo aumento da demanda e sucesso das aulas em grupo, a diretoria poderá deliberar sobre uma contrapartida aos professores voluntários que componham a escala.

Como última medida, resolveu-se pelo início imediato dos seguintes eventos: a) Lance do Mestre; e b) Palestras.

Os referidos eventos serão ministrados por Mestres do NXN e convidados. Os presentes, Milton Okamura, José Costa e Fábio Barbosa, se propuseram a compor o primeiro calendário, fomentando o início imediato do novo ciclo de atividades do NXN, que será o seguinte:

Evento 1: Lance do Mestre                      
 -Mestre: MF José Costa
 -Data: 1ª quinzena de junho

Evento 2: Palestra
-Palestrante: MF José Costa;
-Tema: a confirmar
-Data: 2ª quinzena de junho;

Evento 3: Palestra                                   
-Palestrante: Mestre Fábio Barbosa          
-Tema: a confirmar;                                 
-Data: 1ª quinzena de julho;                     
                                                              
Evento 4: Palestra
-Palestrante: MN Milton Okamura (a confirmar)
-Tema: a confirma
-Data: agosto


Nos termos do art. 6º e parágrafo único, do art. 17, do Estatuto, as palestras serão pagas, sendo as taxas divulgadas juntamente com a data exata de realização do evento em cada folder de convite oficial.

Todos concordaram que a organização dos eventos de cunho pedagógico citados nesta Ata fique concentrada junto à equipe composta por Jorge Alves, Andrey, Gambini, Sidney e Vitor.

A organização dos eventos demandará, entre outras medidas: a) no caso das palestras: convite aos Mestres, organização de calendário, preparação da sala, apuração de temas de interesse; e b) No caso do protótipo de aulas em grupo para iniciantes: elaboração de cadastro dos associados voluntários, elaboração de calendário, preparação da sala e controle de frequência.

Em seguida, traçou-se um esboço de equipamentos úteis para aquisição pelo NXN que facilitarão o desenvolvimento das palestras, emparceiramentos nos torneios, lançamento de partidas, aulas em grupo, etc., tais como: a) TV 42”; b) Notebook; c) Cabo HDMI; d) Modem WI-FI 4G. Debateu-se um estimado de custo.

Com relação ao patrimônio do NXN, expôs-se o atual inventário de relógios, peças e tabuleiros e sobre a necessidade de se promover novas aquisições.

Por fim, a Diretoria Financeira esclareceu as receitas e despesas atuais para fins de subsidiar o estudo de viabilidade das novas propostas que necessitem de algum dispêndio financeiro.

Todas as resoluções da Diretoria serão compiladas no Regimento Interno, em fase de elaboração.

Estiveram presentes à reunião: José Costa, Milton Okamura, Fábio Barbosa, Eduardo Sobrosa, André Reale, Felipe Gambini, Andrey Czertok, Renato Marini e Jorge Alves.

Fim da reunião às 21:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário